Física | Análise de Circuitos | Lógica de Programação | Tecnologia da Informação | Sobre o blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

[P2] E 5 - Uma esfera sólida parte do repouso na extremidade superior de uma rampa de lançamento

Uma esfera sólida parte do repouso na extremidade superior de uma rampa de lançamento (Figura). Num primeiro experimento a esfera desce deslizando a rampa (sem atrito). Ao atingir a parte inferior a esfera é lançada até colidir com o chão a uma distância d do ponto O. Num segundo experimento a esfera é solta mas desce rolando, sem deslizar, até atingir o final da rampa. Nesse caso, ela colide com o chão a uma nova distância D.
(a) Determine as distâncias d e D.
Respostas:
1º Caso (Deslizamento)
Quando a esfera está na extremidade superior, sua Energia Mecânica fica concentrada na energia que chamamos de Energia Potencial Gravitacional, e ao ser liberada do momento de repouso, a partir do princípio de conservação de energia, ocorre uma transferência desse para outro tipo de energia, a energia de movimento pelo deslizamento da esfera, sendo esta chamada de Energia Cinética de Translação, podendo-se observar que ao chegar no ponto O da rampa, a energia mecânica se concentra toda nessa forma de energia, pois a esfera está em movimento, e não mais sobre uma certa altura, partindo do seu repouso. Ou seja, em ambos os dois momentos a energia mecânica (Potencial + Cinética) tem o mesmo valor, pois não ocorre um "consumo" dessa energia, mas sim, uma transferência.




2º Caso (Rotação)
Neste caso, a conservação da Energia Mecânica é feita na transferência da Energia Potencial Gravitacional para uma nova forma de energia encontrada até agora no problema, a Energia Cinética de Rotação.




(b) Em qual dos experimentos a distância alcançada é menor?
Resposta: No primeiro experimento, em que a esfera apenas desliza a rampa sem atrito, e sem rotação.

Nenhum comentário: