Física | Análise de Circuitos | Lógica de Programação | Tecnologia da Informação | Sobre o blog

Banco de Dados

O termo banco de dados refere-se a uma coleção que é multidimensional, no sentido de conter ligações internas entre seus elementos, de modo que sua informação é acessível de várias perspectivas. Foram construídos originalmente como forma de consolidar ou centralizar a informação.
Uma vantagem de um sistema integrado de dados é o controle obtido por uma organização quando a diversidade de informações que possui é depositada em um único ambiente comum.

Estruturas de Dados
O tópico de estrutura de dados explora as maneiras de como os usuários podem ficar isolados dos detalhes do armazenamento corrente (células de memória e endereços) e ainda assim ter acesso à informação como se ela estivesse armazenada de forma mais conveniente.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados
Um sistema de banco de dados consiste em duas camadas de software – uma camada de aplicação e uma de gerência do banco de dados. O software de aplicação trata da comunicação com o usuário, ou com outro computador solicitando serviço. Assim, é o software de aplicação que determina as características externas do sistema.
Um software de aplicação não manipula diretamente o banco de dados. A manipulação efetiva é realizada por outro nível do software, chamado sistema de gerência do banco de dados (DBMS). Uma vez determinada pelo software de aplicação a ação que o usuário está solicitando, ele usa o SGBD como ferramenta abstrata para obter os resultados esperados.
Se a solicitação for para acrescentar ou eliminar dados, será o SGBD que de fato irá alterar o banco de dados. Se for para recuperar informação, será o SGBD que de fato realizará as buscas necessárias.
Uma razão para separar, em dois pacotes de softwares diferentes, a interface do usuário e a manipulação efetiva de dados é conseguir independência de dados – a habilidade de mudar a própria organização do banco de dados sem modificar o software de aplicação.

Alguns exemplos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados são o MySQL, Oracle, DB2, Microsoft SQL Server, PostgreSQL, entre outros.