Física | Análise de Circuitos | Lógica de Programação | Tecnologia da Informação | Sobre o blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

[Semicondutores]

O que é um semicondutor? Como suas propriedades se comparam às propriedades de um condutor e um isolante?

Resposta:
Semicondutores são sólidos cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitir e controlar uma corrente elétrica.
Possuem em sua composição o silício e o germânico, além do gálio, do cádmio, arsênio e telúrio, que formam ligações covalentes semelhantes a dos materiais cerâmicos, podendo ser considerados como uma subclasse da cerâmica. Possuem propriedades elétricas que são intermediarias entre aquelas apresentadas pelos condutores elétricos e pelos isolantes.
Seu emprego é importante na fabricação de componentes eletrônicos tais como diodos, transístores e outros de diversos graus de complexidade tecnológica, microprocessadores, e nanocircuitos usados em nanotecnologia. Portanto atualmente o elemento semicondutor é primordial na indústria eletrônica e confecção de seus componentes.
Fornecido por Wikipedia. Link

Toda indústria eletrônica depende dessa classe de materiais, visto que os dispositivos eletrônicos e os circuitos integrados (CIs) são construídos usando materiais semicondutores. Embora o silício (Si) seja o material mais usado, o germânio (Ge) e o arsenato de gálio (GaAs) são também utilizados em muitos dispositivos importantes.

Os materiais semicondutores possuem quatro elétrons em sua camada mais externa (camada de valência).

Os semicondutores são caracterizados também por serem fotocondutores e por terem um coeficiente negativo de variação de resistividade com a temperatura.
*Fotocondutividade é um fenômeno no qual os fótons (pequenos pacotes de energia) de um feixe de luz incidente causam aumento de densidade de portadores de corrente desse material e, como consequência, ocorre um aumento do fluxo de cargas.
**Um coeficiente de temperatura negativo significa que a resistência diminui quando a temperatura aumenta (ao contrário da maioria dos condutores).

Nenhum comentário: