Física | Análise de Circuitos | Lógica de Programação | Tecnologia da Informação | Sobre o blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

L1 - 5 - O Que caracterizou a "Loucura de Babbage"?

Babbage
A Loucura de Babbage foi caracterizada pelos primeiros desenhos do motor analítico, que se utilizava de cartões furados para programação e obtenção de dados, a semente do computador eletrônico moderno. Seu trabalho no motor de diferenças o levou a uma idéia muito mais sofisticada. Apesar do motor analítico nunca ter progredido para além de desenhos detalhados, ele é impressionantemente similar em componentes lógicos ao computador atual.






Quando idéias se tornaram mais precisas, formulou um plano para construir mesas usando métodos matemáticos por meios mecânicos. Tal máquina, na concepção de Babbage, seria capaz de realizar operações complexas usando apenas o mecanismo para adição.


Apesar de Babbage ter pensado em uma máquina capaz de imprimir os resultados obtidos, em 1822 isso ainda não havia sido feito – um assistente tinha de anotar os dados. Com sua pequena invenção, Babbage era capaz de calcular os sucessivos termos da seqüência n2 + n + 41, produzindo 60 termos a cada cinco minutos. Babbage chegou a produzir tabelas de logaritmos de 1 até 108000, tabelas extensas logarítmicas e trigonométricas por meio de enormes equipes que faziam os cálculos. Babbage argumentou que uma máquina maior que a que tinha inventado poderia fazer o trabalho de várias equipes, poupando dinheiro e sendo totalmente precisas – o que não deixa de ser o conceito do computador moderno.


 Então Babbage foi ao governo pedir financiamento para a construção de um motor de diferenças grande. A qual acreditava completar em três anos. Tal máquina seria capaz de computar todas as tabelas que de Prony estava calculando, e era projetada para imprimir os resultados automaticamente. 


O ano de 1827 foi verdadeiramente trágico para Babbage. Primeiramente, seu pai, sua esposa e dois de seus filhos morreram nesse ano. Sua própria saúde enfraqueceu muito e ele foi forçado a viajar para a Europa continental, voltando so ao final do ano seguinte. Seu trabalho foi inspecionado pelo Duque de Wellington e outros membros do governo para averiguar o mérito de continuar o financiamento. Até 1830 o governo havia pago seis vezes a quantia prevista originalmente.


Entretanto, 1834 fica marcado também como o ano no qual o trabalho no seu motor de diferenças parou. O governo já havia investido £17000 no projeto (mais de onze vezes a quantia planejada), e Babbage gastado outros £6000 do próprio bolso. A situação ficou indefinida até 1842, quando o governo de Robert Peel decidiu descontinuar o projeto.




-Apesar de Babbage nunca ter construído um computador mecânico operacional, seus conceitos de design foram provados estar corretos e recentemente (em 1991) um computador baseado em seus desenhos foi construído em Londres – pesa algumas centenas de quilos e é operado por uma manivela, mas todos os resultados obtidos até agora foram corretos. (!)




Outras fontes sobre o cotidiano de Babbage:
Certa vez contou todos os cacos de vidro quebrados de uma fabrica, publicando em 1857 uma "Tabela da Relativa Frequencia das Causas de Quebra de Vidros de Janelas". Quatorze das 464 quebras foram causadas por "homens bebados, mulheres ou garotos". Seu desgosto pelos mais pobres (A Multidao) inclui a escrita de "Observacoes dos Estorvos das Ruas", em 1864, assim como o registro de 165 "estorvos" em um periodo de 80 dias. Ele especialmente detestava musica de rua. Ele era tambem obcecado por fogo.


Para Saber mais.

Nenhum comentário: