Física | Análise de Circuitos | Lógica de Programação | Tecnologia da Informação | Sobre o blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Relatório 1 - Gráfico da Corrente em função da Tensão


Ao analisar a relação entre o fluxo e a tensão em circuitos elétricos, foram colocadas em prática quatro experiências utilizando de equipamentos de medição para o corrente e tensão elétrica, o Amperímetro e Voltímetro respectivamente, e em determinadas situações com lâmpadas LED:

  1.   Primeira Lâmpada, sendo ligada em série com o Amperímetro, e após em paralelo com o Voltímetro, e assim foram anotados valores desde o momento em que a lâmpada acendia (1 V, 53 mA), até que a mesma chegava a queimar (~ 8V, 146 mA), comparando a relação da Tensão com a Corrente;
  2.   Na segunda Lâmpada de experimento, é perceptível que os valores são muito aproximados da primeira, lembrando que as condições de ligação do circuito são as mesmas, porém pode-se observar uma certa variação inesperada, mas deve-se levar em consideração que são valores experimentais, obtidos em laboratório;
  3.   Na Terceira experiência, foram colocadas duas lâmpadas em Paralelo, onde se notou um aumento da corrente no circuito relativo ao mesmo valor de Tensão para ambas as lâmpadas, onde se atingiu um "pico de Luminosidade" em 4V (momento em que as lâmpadas LED ficaram mais acesas), correspondendo a 197 mA. 
  4.   Na última experiência, as lâmpadas foram colocadas ao circuito em Série, onde nota-se a mesma corrente para ambas, porém dividindo a tensão de acordo com o consumo de cada uma (aquela que possui maior resistência, consome mais tensão fornecida pela fonte). Atingindo, assim, o "pico de Luminosidade" apenas em 7 V, correspondente a 95 mA.


Com isso, podemos concluir como se esperava antes das experiências, que a relação é dada pela Lei de Ohm, V = I × R, ou analogamente:
o que teoricamente deveria ocorrer seria que a plotagem dessa relação no gráfico teria a forma de uma reta. Porém, em laboratório se tem outros fatores que devem ser considerados, e o mais importante a ser enfatizado seria que ao aquecer os LEDs, sua resistência interna tende a aumentar, necessitando assim de uma diferença de potencial maior para que se possa fluir a corrente elétrica esperada. O que faz com que os valores experimentais plotados no gráfico tomassem a forma do gráfico acima.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ow se fosse sobre a lei de Ohm seria Tensão e Função da Corrente = a resistência(V/I=R), e não a corrente em função da tensão (I/V=1/R), fica a dica!

Unknown disse...

Entendi, está certo pois a lei de Ohm afirma que a relação entre tensão e corrente é a resistência elétrica.
Porém, plotar um gráfico da corrente em função da variação de tensão I(V) é análogo sendo G = 1/R uma função linear.
O propósito desse experimento é demonstrar na prática a não lineariedade da lei de Ohm, ou seja, a lâmpada após acesa têm um incremento na temperatura que faz com que a condutância e a resistência não sejam constantes.

Isso acontece pois a resistividade elétrica varia com a mudança de temperatura.