Web é uma palavra de origem inglesa, que significa teia, e na Internet é utilizada para designar abreviadamente a rede mundial de computadores, cujo funcionamento assemelha-se a uma imensa teia de aranha, interligando computadores no mundo inteiro.
HTML é uma linguagem de marcação universal, utilizada para a construção de websites e foi desenvolvida no início da década de 1990. Na verdade, é uma abreviação para Hyper TextMarkup Language (Linguagem de Marcação para Hipertexto), e se destina a escrever documentos que possam ser lidos por programas interpretadores, genericamente chamados de agentes de usuário (exemplo: Navegadores).
A web foi criada em 1992 por Tim Berners-Lee, atualmente diretor do W3C - World Wide Web Consortium. Ele acreditava que seria possível interligar hipertextos em computadores diferentes com uso de links globais, também chamados de hiperlinks. Nesta época, Internet, Rede de Mensagens, e-mails, nomes de domínios, DNS e IP já eram conceitos conhecidos.
Tim Berners-Lee desenvolveu um sistema próprio e um protocolo para recuperar hipertextos denominado HTTP. O formato de texto que criou para o HTTP foi chamado de HTML, tomando como base para a criação SGML, que é um método internacionalmente reconhecido e aceito, contendo normas gerais para criação de linguagens de marcação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário