Física | Análise de Circuitos | Lógica de Programação | Tecnologia da Informação | Sobre o blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resumo do Capítulo 4 da apostila de Algoritmos

Neste capítulo, são analisados problemas que envolvam a execução repetida de uma determinada seqüência de passos, ou seja, algoritmos cuja execução possa voltar para um passo já executado. São também mostradas diferentes construções, em Português Estruturado, para representar tal situação.. Após a leitura do capítulo, esperamos que o leitor esteja habilitado a:
- identificar, para um dado problema, situações de repetição de passos no algoritmo que representa sua solução;
- projetar e representar, em Português Estruturado, algoritmos que envolvam laços de repetição.


Nos exemplos e exercício que vimos até agora,os algoritmos representando suas soluções seguiam uma seqüência linear de passos, ou seja, um passo de uma determinada linha era executado apenas uma vez.


Copiar o código, quando se necessita de repetições no mesmo, além de ser uma forma trabalhosa, se torna  viável apenas para pouca inserção de texto; temos por exemplo, um código para registro para mais de 300 alunos. O comando repita ... até permite que um trecho de algoritmo (seqüência de passos) seja executado várias vezes, sem que o código correspondente tenha que ser escrito mais de uma vez.


Sintaxe:
repita
...
até(condição)


Ele funciona da seguinte maneira:
- todos os passos entre repita e até são executados;
- a expressão lógica à direita do até é avaliada;
- se a avaliação da expressão lógica resulta FALSO, a execução volta para o passo imediatamente após o repita. Novamente, todos os passos entre repita e até são executados e a expressão lógica é novamente avaliada;
- esse processo repete-se até que a expressão lógica resulte VERDADEIRO. Então, o passo executado é aquele imediatamente após o até.
Cada repetição da lista de passos entre repita e até é chamada de iteração e essa estrutura também é chamada de laço de repetição.

Nenhum comentário: