Física | Análise de Circuitos | Lógica de Programação | Tecnologia da Informação | Sobre o blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

História, domínio e variedade da Língua Portuguesa

Para contar a história da língua portuguesa devemos nos deslocar até o continente europeu e voltar no tempo a oito séculos antes de Cristo. Nessa época, algumas tribos que viviam no território que hoje corresponde à Itália se uniram, formando uma grande cidade chamada Roma. Esse foi o ponto de partida para a criação de um dos maiores impérios da história: o Império Romano.
Os romanos, grandes guerreiros e conquistadores, foram pouco a pouco aumentando os seus domínios a partir de disputas militares por territórios; suas conquistas avançaram cada vez mais e chegaram na sua extensão máxima no segundo século depois de Cristo, quando o Império Romano ocupava a maior parte da Europa, além de territórios na África e na Ásia.
Durante a expansão do império, os guerreiros romanos chegaram a ponta ocidental da Europa, região que chamaram de Hispânia e que hoje é a península Ibérica, onde ficam Portugal e Espanha.
Quando conquistavam um território, os romanos implantavam nele o seu modo de viver e também a sua língua, o latim, para facilitar a administração e a comunicação por todo o império; o domínio romano, portanto, trazia geralmente alterações na economia, na política, na integração do território, no desenvolvimento das cidades, na cultura etc.
Depois do desenvolvimento máximo o Império Romano entrou em declínio. Surgiram crises políticas, econômicas, populacionais, que foram se agravando até que, no quinto século depois de Cristo, o império se desintegrou.
Cada um dos territórios conquistados pelos romanos passou a ter um desenvolvimento mais individual depois da queda do Império.A partir dessa individualização, formaram-se aos poucos nações com governos independentes e línguas próprias. Muitas dessas línguas (principalmente as européias) são da mesma família, pois todas se desenvolveram do latim: são línguas neolatinas, como o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno.
Portugal foi um desses territórios que se desenvolveram e se unificaram, formando uma nação. Suas fronteiras terminaram de ser instauradas em 1252 e a língua portuguesa, que vinha se formando desde o fim do Império Romano, também terminou seu estabelecimento nessa época (os textos mais antigos em português são do final do século XII).


Flávio de Aguiar Barbosa, Minidicionário HOUAISS

Nenhum comentário: